Três adolescentes de 13 anos ficaram feridas em uma explosão dentro de uma escola de Ferros, na região do Vale do Aço, na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com a Polícia Militar (PM), os alunos faziam um experimento para a feira de ciências que seria realizada no próximo sábado (28), quando houve a explosão.
Ferros/MG – Ainda segundo a polícia, as adolescentes foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para um hospital da cidade. Duas adolescentes ficaram feridas mais gravemente e precisaram ser transferidas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Elas estão internadas na unidade acompanhadas dos pais. A outra vítima foi atendida e liberada no hospital de Ferros.
Os alunos da Escola Estadual Professor Alcides Fernandes Assunção estavam sob a supervisão de um adulto, funcionário da escola, mas mesmo assim o acidente não pode ser evitado. Os funcionários da escola relataram que no experimento os alunos deveriam usar álcool em gel, mas como não estava dando certo, um dos adolescentes resolveu colocar algo líquido que provocou uma pequena explosão que atingiu as vítimas.
As feridas tiveram queimaduras no rosto e nos braços. O Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado, porque o incêndio foi controlado pelos próprios funcionários. Na escola ninguém atendeu as ligações.
A mãe de uma das meninas internadas no João XXIII disse à reportagem de O TEMPO que conversou com a filha no hospital sobre o acidente. A garota falou para ela que uma professora foi quem solicitou à diretora da instituição de ensino o uso do álcool 70, que teria causado a explosão.
“Eu conversei com minha filha e ela confirmou que isso teria ocorrido. A diretora e a professora permitiram o uso desse álcool 70, mais inflamável, fosse utilizado no experimento”, ressaltou a mulher.
Veja nota da Secretaria Estadual de Educação sobre o caso:
“Sobre o incidente ocorrido hoje na Escola Estadual Professor Alcides Fernandes de Assunção, no município de Ferros, a Secretaria de Estado de Educação informa que todas as providências estão sendo tomadas e que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, responsável pela coordenação da escola, está acompanhando o caso junto à direção da unidade.
O incidente ocorreu durante um ensaio de um grupo de alunos para a feira de ciências que será realizada na escola neste sábado, quando algumas estudantes acabaram se ferindo durante o preparo de uma experiência com fogo. As alunas feridas foram imediatamente socorridas e os pais ou responsáveis acionados. De acordo com a direção da escola, as estudantes que sofreram queimaduras de 2ª grau passam bem e estão recebendo o atendimento médico necessário.
Uma equipe de inspetores da SRE esteve na escola hoje e já iniciou um procedimento de apuração das circunstâncias do incidente”.