AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
'Não podemos ignorar a preciosidade que é Drummond'
29/10/2017

 
Superintendente da FCCDA, Martha Mousinho, exaltou importância de Drummond para Itabira

Uma rua começa em Itabira, que vai dar no meu coração. Uma das mais famosas frases de Carlos Drummond de Andrade, e que sintetiza o sentimento do poeta por sua terra natal, é o tema do primeiro festival literário dedicado ao escritor. Até a próxima terça-feira, 31 de outubro (quando o poeta completaria 115 anos), diversas atividades celebram “a preciosidade que é Drummond”, expressão usada pela superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Martha Mousinho. O evento foi aberto oficialmente nesse sábado (28).

“Drummond deixou um legado que a cada dia nos inspira. Este festival é um guarda-chuva que abriga vários segmentos, contempla todos os tipos de artes. É uma reverência que fazemos à obra de nosso poeta. O itabirano deveria, cada dia mais, recitar e celebrar o nosso conterrâneo. Quanto mais se conhece Drummond, mais se ama Drummond”, afirmou Martha Mousinho, durante a solenidade de abertura.


Diversas palestras e bate-papos estão na programação do Festival                                                       

1º Festival Drummond tem palestras, escritores, contação de histórias, mesas redondas e grandes shows. Além disso, o público pode participar de bate-papos, oficinas e lançamentos de livros. Todos os eventos são gratuitos e realizados no Memorial Carlos Drummond de Andrade – Pico do Amor – onde tendas estarão montadas para as diversas atrações culturais programadas. Além da FCCDA, o evento é produzido pelo grupo LaTrupe.

Também presente à abertura, o prefeito Ronaldo Magalhães disse que é difícil falar do Drummond poeta, mas é fácil falar do Drummond itabirano. “Foi uma pessoa iluminada, que se dedicou à cultura e é internacionalmente reconhecido por isso, mas que nunca se esqueceu de Itabira”, comentou o prefeito, que também falou sobre a importância econômica do nome do poeta: “Qualquer cidade do país iria querer Drummond como filho. Mas esta honra é só nossa e temos que aproveitar, no bom sentido. A mineração está acabando e o turismo é um dos pilares que a gente tem para movimentar a economia. E, com certeza, o nome de Drummond é muito importante nisso”.


Prefeito Ronaldo Magalhães citou importância de Drummond também para o futuro econômico de Itabira          

A importância econômica e a capacidade de promoção de uma mudança de perfil em Itabira também foram citadas pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Don Carlos. “Este evento tem tudo a ver com o que a gente imagina para o futuro de Itabira, baseado na economia do conhecimento e do turismo sustentável”, disse o secretário. Don Carlos também garantiu a continuidade do Festival, “para que ele fique maior a cada ano”.

A vice-prefeita Dalma Barcelos, elogiada pelas demais autoridades como grande entusiasta do festival, disse estar vivendo um momento mágico. Ela foi homenageada pelo fundador da LaTrupe, Olímpio Lage, e convidada a ser madrinha do grupo. Olímpio, aliás, que exaltou o nome de Drummond e afirmou estar muito contente de ver o projeto do festival saindo do papel. “Sempre temos de homenagear Drummond”, disse.

Na noite de abertura, o encerramento das atividades ficou por conta do cantor e instrumentista Marcus Viana, que se apresentou com seu grupo Transfônica Orkestra. Em uma parte do show subiu ao palco o Coral Meninar, de Itabira, que cantou com o artista.


Concha Acústica do Pico do Amor recebeu show de Marcus Viana                                                                            

Programação continua

A programação do Festival Drummond continua neste domingo, 29 de outubro, com uma série de atividades. Ao fim do dia, se apresenta o grupo Clube do Choro, com presença do radialista Acir Antão. O encerramento será com os itabiranos do Rivotrio. Veja a programação completa:

10h – Palestra: Juarez Nogueira

11h – Mesa Redonda: professores do Super Mais Educação sobre redação do ENEM

14h – Atividade: Encontro Literário - Luxando com Letras

16h – Atividade: Bruno Rivotrio e Olímpio Latrupe (Mesa redonda, neurociência, música e saúde)

17h – Palestra: Francisco Gregório Filho

18h – Palestra: Guilherme Fiuza

19h30 – Show: Clube do Choro com Acir Antão

 

21h – Show: Banda Rivotrio

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO