AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
'Itabira está no caminho certo de valorizar Drummond', diz Ângelo Oswaldo
01/11/2017

 
Secretário de Estado de Cultura palestrou na última noite do 1º Festival Drummond, no Memorial CDA

O 1º Festival Drummond recebeu na noite de seu encerramento, nessa terça-feira, 31 de outubro, o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo. Convidado a palestrar no dia em que o poeta maior de Itabira completaria 115 anos, Ângelo falou sobre sua proximidade com CDA, elogiou o legado do poeta na cidade do ferro e defendeu o fortalecimento do turismo cultural local.

“É uma emoção muito especial estar em Itabira no dia 31 de outubro. Por toda a parte hoje (terça-feira) evocamos esse grande poeta, um dos maiores autores da língua portuguesa”, ressaltou, a DeFato.

Ângelo louvou ações recentes na cidade como a revitalização da Concha Acústica e ícones culturais de Itabira, como a Igreja do Rosário, e frisou a necessidade de priorizar a atenção ao patrimônio histórico da cidade.

No entendimento do secretário, Itabira pode ser uma maior referência turística no país e mundo, assim como são as cidades onde nasceram Shakespeare - Stratford-upon-Avon, na Inglaterra -, Fernando Pessoa – Lisboa, Portugal -, ou ainda Federico García Lorca – nascido na região de Granada, na Espanha.

“Itabira está no caminho certo de valorizar Drummond. É muito importante que a cidade tenha orgulho de Drummond e saiba também ter um retorno positivo do poeta, não só do ponto de vista espiritual como também do material, uma vez que Drummond implica o desenvolvimento do turismo em Itabira. Drummond é um convite para que se venha sempre a Itabira”, sacramentou.

 

R$ 9,5 milhões

Em Itabira, Ângelo Oswaldo citou uma oportunidade aos artistas mineiros: nessa terça-feira foi lançado, em Belo Horizonte, o edital 2017 do Fundo Estadual de Cultura (FEC).

Com inscrições abertas de 7 de novembro a 7 de dezembro, o edital disponibiliza R$ 9,5 milhões para projetos culturais que tradicionalmente encontram dificuldades em captar recursos no mercado, tendo como público-alvo especialmente o interior do estado, as manifestações da cultura popular, pequenas entidades, grupos e coletivos, entre outros. A plataforma será disponibilizada no site www.cultura.mg.gov.br a partir do dia 7 de novembro.

Em tempo

Ângelo Oswaldo de Araújo Santos foi presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Museus. É escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cursou o Instituto Francês de Imprensa, em Paris.

Foi prefeito de Ouro Preto por três mandatos. Foi chefe de Gabinete do Ministério da Cultura, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e membro dos conselhos do Iphan, Fundação de Arte de Ouro Preto e Patrimônio Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte e presidente da Associação Brasileira de Cidades Históricas, além de vice-presidente da Rede de Cidades Barrocas da América Latina

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO