AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Secretária é chamada à Câmara para explicar corte de árvores no Pará
02/11/2017

 
Em ato no bairro Pará, moradores puseram cruzes onde árvores foram suprimidas

A secretária de Meio Ambiente de Itabira, Priscila Braga, foi convidada a ir à Câmara de Vereadores na próxima semana para esclarecer a derrubada de árvores imunes ao corte e remanescentes florestais em Itabira. O pedido foi feito pelo vereador Weverton ‘Vetão’ (PSB) nessa terça-feira, 31 de outubro. O convite ocorre após protestos de moradores dos bairros Pará e Centro, onde ocorreram supressão e poda das plantas.

Priscila é aguardada na reunião de comissões da Câmara reagendada para as 14h de segunda-feira, 6 de novembro, em função do feriado prolongado (as comissões se reúnem às quintas-feiras). Foi pedido que a pasta apresente os relatórios técnicos que embasaram o corte das árvores.

Entre outros argumentos, Vetão citou que a ação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Ordem Pública desperta questionamentos sobretudo “diante do alto índice de doenças respiratórias na cidade”.

O presidente da Casa, Neidson Freitas (PP) tentou barrar a apreciação do requerimento. Chamou o pedido de Vetão de “impertinente”. “A oposição nesta Casa está tentando obstruir o trabalho da Prefeitura”, disse. A afirmação do governista gerou desconforto. Após manifestações de Vetão e Reginaldo Santos (PTB), o pedido foi colocado em votação.  

Nas últimas duas semanas, árvores exóticas e imunes ao corte, isto é, protegidas por lei, foram cortadas na praça do antigo zoológico, na avenida Martins da Costa, e no talude de acesso ao Cemitério do Cruzeiro, no bairro Pará. Nos locais havia ipês-amarelos, além de um túnel verde que incluía pata-de-vaca e flamboyant. Moradores relataram a derrubada das plantas também em outras vias adjacentes e também em outros bairros.

Na semana passada, procurada por DeFato a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente afirmou estar amparada por documentos e laudos técnicos. Priscila Braga ressaltou que as plantas traziam risco à população. Informou também que outras árvores deverão ser cortadas no âmbito do programa “Cidade Limpa”.

No domingo, 29 de outubro, moradores do Pará fizeram um protesto à supressão das árvores. Foram colocadas cruzes onde cada árvore deixou de existir. Profissionais da limpeza urbana, no entanto, removeram as cruzes no dia seguinte.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO