A casa onde o poeta Carlos Drummond de Andrade viveu boa parte de sua infância respirará a história de Minas Gerais até o início de dezembro. Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 6 de novembro, na Fazenda do Pontal, em Itabira, a Exposição Mineiridades, do Memorial Vale. Também com atividades culturais e educativas, a mostra permanece na terra natal de Drummond até 8 de dezembro.
A exposição é um pouco do que a mineradora Vale apresenta em seu Memorial, instalado em Belo Horizonte. A iniciativa reproduz salas como Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha, e faz a releitura de outras, trazendo para Itabira uma nova oportunidade de vivenciar a essência de ser mineiro. Ao adentrar a exposição, os visitantes serão envolvidos por memórias afetivas por meio de sons, imagens e aromas.

Vice-prefeita Dalma Barcelos confere um dos equipamentos interativos da exposição
Em sua fala durante a abertura, o gerente executivo das minas de Itabira, Rodrigo Chaves, afirmou que a empresa investe em cultura porque também assim está estimulando a educação nas cidades onde atua. Para ele, quanto mais a educação é aplicada nas comunidades, maior é a percepção dos moradores no entorno em que vive.
Além de Itabira, a exposição Mineiridades já passou por Itabirito, Nova Lima, Congonhas, Ouro Preto e Brumadinho. Antes da mostra sobre Minas Gerais, as cidades também receberam a exposição Africanidades. Segundo o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão, Itabira foi o município com maior repercussão da mostra anterior. “Mais de 10 mil pessoas passaram pela exposição. Isso nos motiva a estar aqui de volta, proporcionado novamente a interação com a cultura. Ao mesmo tempo é um convite para que todos vejam um pouco do que é feito no Memorial Vale”, comentou.
A vice-prefeita Dalma Barcelos (PDT) falou pelo município durante a abertura. Ela disse que a Vale faz bem em evidenciar a história do estado em que a empresa surgiu. “O cuidado com a cultura é importante para que a história não desapareça”, afirmou.

Grupo Meninos de Minas marcou presença na abertura da Exposição Mineiridades
A abertura contou com apresentação dos Drummonzinhos e do grupo Meninos de Minas. A exposição estará em funcionamento diariamente, de 9h às 18h. Escolas que desejarem levar os alunos à mostra deverão entrar em contato na Fazenda do Pontal com antecedência, para agendar datas.