A programação da campanha “16 de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” continua em Itabira. Neste sábado, 2 de dezembro, haverá um mutirão no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, de 8h às 13h, com diversas atividades voltadas às mulheres, como atendimento da delegacia especializada, emissão de documentos, ações de esporte e saúde e outras.
O mutirão é organizado pela Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual de Itabira e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Durante o evento, haverá agendamento para emissão de cem carteiras de identidade, primeira e segunda vias.
Para tirar a primeira via, a pessoa interessada deverá levar certidão de nascimento ou de casamento (de acordo com estado civil), duas fotos 3x4 recentes e iguais (tiradas há menos de três meses e com pelo menos 60% do rosto) e comprovante de endereço. Para quem deseja a segunda via são exigidos os mesmos documentos, além da taxa de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) já quitada. Esse documento pode ser emitido pela internet, por meio do e-mail daeonline@fazenda.mg.gov.br. O valor é de R$ 32,51.
Outro documento a ser emitido durante o mutirão é o CPF. O trabalho será executado pela equipe dos Correios que estará no ginásio.
Além disso, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), através da delegada Amanda Machado, estará com atendimento no local. As mulheres também receberão orientação em casos de violência doméstica, partilha de bens guarda, visita de filhos, divórcio e dissolução de união estável pelo Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da Funcesi.
O mutirão ainda terá feiras de artesanato e de alimentação, aulas de CrossFit, palestra com coach de emagrecimento, orientações sobre doenças, dicas de saúde, oficinas, espaço para crianças e apresentações culturais.
A programação completa da campanha pelo fim da violência contra as mulheres pode ser conferida clicando aqui.