AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Itabira antecipa e vacinação contra gripe começa nessa quinta-feira
As doses serão oferecidas, gratuitamente, nas 21 unidades de saúde do município 27/04/2016

 

 

 

A campanha da vacina trivalente – que protege contra três tipos de vírus da gripe, incluindo o H1N1 – será antecipada em Itabira. As unidades de saúde começarão a imunização na quinta-feira (28/04). A previsão anterior era começar a vacinação, em todo país, no dia 30 de abril.

As doses serão oferecidas, gratuitamente, nas 21 unidades de saúde do município que possuem sala de vacinação. Deverão ser vacinadas pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, profissionais de saúde, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, portadores de doenças crônicas e presidiários.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, no dia da vacinação, sejam levados o cartão de vacina, um documento de identificação e o Cartão Nacional de Saúde. Para gestantes, não haverá exigência de comprovação da situação gestacional. Já as mulheres no período de até 45 dias após o parto deverão apresentar comprovante, como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto. Portadores de doenças crônicas deverão apresentar a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. A previsão é que a campanha, que vai até o dia 20 de maio, imunize cerca de 26 mil pessoas.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica Lumênia Souza Duarte, a antecipação da imunização é uma recomendação do Governo Federal. “Houve um adiantamento da temporada de gripe no país e vários casos já foram registrados, principalmente em São Paulo. O normal seria que o pico da doença ocorresse no mês de julho, quando a temperatura está mais baixa. Como já recebemos 40% das doses do Governo do Estado nesta semana, hoje estamos distribuindo para as unidades de saúde e na quinta-feira começaremos a vacinação. No sábado vamos promover o Dia D”, explica.

Lumênia alerta que mesmo quem se vacinou no ano passado tem que se imunizar novamente. “A quantidade de anticorpos diminui ao longo dos meses, reduzindo o grau de proteção e os vírus sofrem mutação no período de um ano. Por isso, é imprescindível que todos se imunizem novamente”, explica.

 

Sintomas – A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento envolve boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir – mais conhecido pela marca Tamiflu –, distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas de saúde. Trata-se de um antiviral específico contra o vírus Influenza, indicado para pessoas com maior risco de desenvolver complicações. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Em suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Vigilância Epidemiológica deve ser acionada para coleta de material e envio para confirmação da Fundação Ezequiel Dias (Funed).


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO