Poucas empresas conseguem completar mais de quatro décadas de operações com destaque no mercado. Eficiência administrativa, trabalho de venda e pós-venda estruturado e investimentos em ações de marketing são itens essenciais para atingir essa marca – alcançada pelo Hipermercado Nova Europa, que aparece como a marca mais lembrada em seu segmento na pesquisa Panorama Econômico, coordenada pelo Instituto DataMG.
Há 43 anos, Edson Lage, um dos fundadores do supermercado Nova Europa, decidiu investir em uma “mercearia de balcão”. Era a oportunidade de ter um negócio para chamar de seu. Aos poucos a empresa foi crescendo, aumentando sua base de clientes e logo também se tornou um supermercado. Em 2015, 41 anos depois da sua fundação, chegou ao status de hipermercado. A empresa hoje tem duas lojas, uma no Centro e outra no bairro Praia.


Hiper Nova Europa e Supermercado Nova Europa integram a rede que nasceu em Itabira há 43 anos Fotos: DeFato
A receita para esse sucesso, conforme explicou Edson Lage, se deve a um conjunto de fatores. Uma boa gestão administrativa permite criar processos eficientes – como controle adequado de estoque, compra dos melhores produtos e o acompanhamento do mercado de atuação. Tudo isso contribui para que o negócio tenha preços competitivos no mercado.
Além disso, apostar em ações de divulgação não apenas atraem os clientes, mas também consolida a marca entre a população itabirana. “Sempre que somos lembrados pelos consumidores, inclusive como a marca mais lembrada, nos sentimos valorizados e buscamos trabalhar para mostra o porquê de conquistar essa marca”, destaca Edson Lage.

Hiper Nova Europa impressiona pela qualidade e variedade de produtos Foto: Gustavo Linhares
Mas não são apenas esses fatores técnicos que contribuem para o sucesso do Nova Europa. O relacionamento com o cliente é um fator essencial. Para isso, o hipermercado adota uma política de tratar as pessoas sempre com respeito e um sorriso no rosto, assim como manter um diálogo constante com seus consumidores, o que aproxima a marca dos moradores de Itabira.
“Essa marca Nova Europa hoje virou tradição em Itabira pelo bom atendimento e a seriedade do nosso trabalho. Mas tem um detalhe a mais: o diálogo que nós temos com o cliente no dia a dia, o que os aproxima ainda mais dos nossos funcionários e cria uma relação bem bacana”, avalia Edson Lage. “Um pouco do nosso trabalho a gente fala, mas um pouco da nossa receita de sucesso nós temos que manter em segredo”, completa brincando.

Nova Europa recebeu certifica como marca mais lembrada no segmento "supermercado" Foto: Jr Foto Arte