Depois de encerrar a seleção dos profissionais que irão atuar na operação do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), a Fundação São Francisco Xavier deu início na noite do último sábado, 30 de abril, às 19 horas, às atividades nas dependências da instituição. Em reunião, representantes do poder público municipal e os gestores da Funcesi e da FSFX realizaram a transição das entidades.
Os 273 colaboradores selecionados passaram por processo de integração e capacitação técnica, o que, de acordo com a FSFX, proporcionou segurança e tranquilidade no início das atividades. “Fiquei muito feliz com o clima entre os funcionários das duas entidades. Recebemos todas as informações necessárias por parte dos gestores que são bem esclarecidos e organizados. Estou muito empolgada e minha expectativa é a melhor possível. Vamos fazer um ótimo trabalho com todo o conhecimento que a Fundação está nos trazendo”, afirmou Késia das Graças Lana, técnica de enfermagem.
O gerente administrativo do HMCC, Marcelo Bouissou de Sousa, que acompanhou o momento da virada de perto, fez um balanço do primeiro dia. “A transição das equipes da Funcesi para FSFX aconteceu de forma tranquila e harmônica. Os novos colaboradores foram acompanhados pelos gestores da Fundação em cada área, o que proporcionou maior segurança e acolhimento. O sistema de gestão integrado da FSFX já está funcionamento, em fase de expansão. O setor de suprimentos se preparou durante os últimos dias para abastecer todo o hospital (farmácia, nutrição, segurança e materiais médico-hospitalares) e todos os itens estão disponíveis. Realizamos uma tomografia de urgência no início da noite, as escalas médicas já estão definidas e o atendimento aos pacientes está transcorrendo com muita tranquilidade”, enumerou.
Inicialmente, o HMCC, que é referência para uma microrregião formada por 12 municípios, está operando com 57 leitos de internação, além de consultas médicas, cirurgias, exames complementares (Medicina Diagnóstica, Laboratorial e Métodos Gráficos) e procedimentos ambulatoriais.
“A proposta da Fundação São Francisco Xavier é trazer a experiência do cuidado, por meio de projetos bem-sucedidos implantados no Hospital Márcio Cunha (em Ipatinga), para a realidade do Hospital Municipal Carlos Chagas. Temos plena consciência que a transformação não é realizada em apenas um dia, nem por uma única pessoa. Precisamos trabalhar em equipe e com muita dedicação para colocar o paciente no centro da assistência. Para isso, vamos implantar as mudanças necessárias no fluxo de atendimento, a fim de dinamizar os processos assistenciais, com a disponibilização de uma equipe experiente e capacitada”, afirma o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos.