AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
PM entra no Centro Paula Souza e negocia desocupação de estudantes
Alunos reivindicam merenda e criticam cortes nos repasses da educação. Policiais liberaram a entrada de funcionários no prédio. 02/05/2016

 

A Polícia Militar entrou no Centro Paula Souza, na região da Luz, no Centro de São Paulo, no final da manhã desta segunda-feira (2) e negocia a saída dos estudantes que ocupam o local desde a tarde de quinta-feira (28). Os policiais entraram no local para garantir a entrada de funcionários no prédio. As ruas no entorno do edifício estão bloqueadas.

Os estudantes de escolas da rede estadual de ensino de São Paulo e de Etecs (Escolas Técnicas) ocuparam o Centro Paula Souza para protestar contra os esquemas de desvios de verba para a compra da merenda escolar, os problemas com merendas nas Etecs e Fatecs e os cortes nos repasses para a educação.

Os estudantes afirmam que a ocupação continua e que a polícia entrou ilegalmente no edifício. Já a PM anunciou que a ocupação pode continuar e que o objetivo é garantir a entrada dos funcionários no prédio.

Quando os policiais chegaram ao local, foram recebidos com palavras de ordem como: "sem violência" e "prisão para quem roubou merenda".

 
 
 
Estudante fica de costas para policiais militares dentro da sede do Centro Paula Souza, em São Paulo (Foto: Vivian Reis/G1)Estudante fica de costas para policiais militares dentro da sede do Centro Paula Souza, em São Paulo (Foto: Vivian Reis/G1)

O Secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, esteve no local acompanhado pela diretora-superintendente da instituição, Laura Laganá. Os dois conversavam com a PM em um galpão, ao lado da instituição.

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). A sede invadida pelos estudantes reúne a administração central do Centro Paula Souza, a Etec Santa Ifigênia e o Centro de Capacitação.

Reintegração de posse
A Justiça determinou a reintegração de posse do local, que está ocupado desde a tarde de quinta-feira (28). Por causa da ocupação, os portões da Etec Santa Ifigênia estão trancados com cadeados e os alunos não tiveram aula.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes se reúne com o comando da PM durante ocupação do Centro Paula Souza (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes se reúne com o comando da PM durante ocupação do Centro Paula Souza (Foto: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo)
PM dentro do Centro Paula Souza  (Foto: Vivian Reis/G1)PM dentro do Centro Paula Souza (Foto: Vivian Reis/G1)

Além do Centro Paula Souza, a Escola Estadual Fernão Dias, em Pinheiros, na Zona Oeste, também está ocupada. A escola foi uma das primeiras a ser ocupada durante um protesto de estudantes contra a reorganização escolar proposto pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), entre novembro e dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

Estudantes que ocuparam a Fernão Dias dizem que a Secretaria da Educação descumpriu ordem da Justiça de suspensão da reorganização escolar em 2015 e fechou salas de aula em algumas escolas.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO