Audiência Pública para discutir "A importância do Parque Científico Tecnológico para a diversificação econômica do Município de Itabira", atendendo ao requerimento do vereador Solimar Silva (SD) contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Assis Diguerê (PV), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Esportes e Lazer Élson Ferreira de Sá, de Dair José de Oliveira, diretor do Campus Itabira da UNIFEI, Kleber Guerra, engenheiro, ex Gerente da Mineradora Vale e membro do Comitê Especial Itabira-UNIFEI-Parque Científico Tecnológico, Eugênio Muller, Presidente da ACITA e Fernando Carneiro, Gerente de Operações da Mineradora Vale em Itabira.
Solimar Silva presidiu a reunião e começou falando sobre a importância da discussão sobre a diversificação econômica do município. O Diretor da Unifei, Dair de Oliveira foi o segundo a se manifestar e lembrou dos investimentos realizados no campus da universidade e como ela será importante para a cidade.
O engenheiro Kleber Guerra foi mais incisivo e destacou que o Parque Científico Tecnológico só é viável se houverem investimentos e a liberação do terreno na localidade de Córrego do Meio. "O local é ideal para a construção por já ser terreno federal, ter distância de apenas 3,5 kms de Itabira, não ser área de especulação imobiliária e ser área com bastante vegetação". Ainda de de acordo com Guerra "é necessário que a área de um Parque Tecnológico cresça junto com a universidade", disse.
Fernando Carneiro comentou sobre a proximidade do encerramento das atividades da Vale em Itabira, salientando a necessidade da diversificação econômica para o futuro do Município. Segundo ele, a empresa vai apoiar todas as iniciativas neste sentido.
Após as explanações, houve momento de participação da comunidade presente. Foram várias questões respondidas uma a uma pelos participantes.
Um dos questionamentos se referiu a implantação da sede da APAC- Associação de Proteção e Assistência ao Condenado que tem a posse e a autorização para a obra no local. O Secretário de Desenvolvimento Econômico Élson Sá disse que a diretoria da entidade deveria participar das discussões e buscar solução para o impasse.
Participaram os vereadores Ilton Magalhães (PR), Marcela Cristina Lopes da Silva (PR), Bernardo Mucida (PSB), José Luiz Batatinha (PSDB), Allaim Gomes (PDT), Toninho da Pedreira (PROS), Tãozinho Leite (sem partido), Lúcio Mauro Carteiro (PSC) e Sueliton Sousa (PROS).
Ao final todos concordaram que há necessidade de união da comunidade e do poder público para viabilizar o Parque.