AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Familiares relembram tragédia que matou aposentado durante chuva em BH
Desabamento de casa nesse sábado (24) matou Hélio de Oliveira Lopes, de 73 anos, e ainda feriu duas adolescentes, de 15 e 17 anos, enteadas 26/02/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
CIDADES - BELO HORIZONTE - MG .  TEMPORAL . MURO CAI EM CASA NA RUA TAVARES 52 NO BAIRRO COQUEIROS E MATA UMA PESSOA . FOTO MOISES SILVA / O TEMPO 25.2.2018
Família da vítima voltou ao imóvel neste domingo antes da interdição pela Defesa Civil
PUBLICADO EM 25/02/18 - 16h31

Abalados pelo desabamento que matou o aposentado Hélio de Oliveira Lopes, de 73 anos, durante um temporal na tarde desse sábado (24), em Belo Horizonte, familiares e amigos da vítima falaram neste domingo (25) sobre os momentos que antecederam a tragédia e o desespero durante a tentativa de resgate, no bairro Coqueiros, na região Noroeste da capital.

O aposentado morreu soterrado pelos escombros da casa onde morava, que foi atingida por um muro. Duas adolescentes de 15 e 17 anos, enteadas da vítima, também ficaram feridas e foram socorridas no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS). A de 17 recebeu alta neste domingo e a de 15 permanece internada, consciente e fora de perigo, segundo a família.

O cunhado da vítima, o servente de pedreiro desempregado Wellington Rodrigues David, de 38, conta que só escapou porque tinha saído do local para ir à padaria. Ele mora em um dos dois barracões que ficam no mesmo lote da casa atingida. Ao todo, moram no terreno 12 pessoas.

Quando voltava para a residência, Rodrigues viu uma das sobrinhas correndo já ferida pelos destroços. “O desabamento foi bem no início da chuva. Minha sobrinha já desceu a rua correndo, toda machucada, e a gente prestou os primeiros socorros. Muito pânico, total destruição", relembra.

O resgate

Rodrigues ainda conta que as pessoas que ajudaram no socorro até sangraram as mãos para resgatar a outra sobrinha e o aposentado que desapareceram após a queda do muro sobre a casa. A menina respondeu aos chamados dos militares do Corpo de Bombeiros, Lopes, no entanto, já estava morto. O cunhado da vítima foi quem encontrou o corpo.

"As pessoas sangraram as mãos para salvar a minha família. Infelizmente, não deu para salvar o meu cunhado. Os bombeiros estavam tentando salvar a minha sobrinha, que estava respondendo às chamadas, e focaram nela. Comecei a gritar o nome de Hélio, gritar, gritar e gritar sem parar. Hora nenhuma ele respondeu. Achei o corpo dele debaixo de várias paredes e gritei o sargento”, lamenta Rodrigues.

O aposentado Adilson Balbino de Moura, de 56, mora na outra casa separada pelo muro que desabou. “O susto foi muito grande, mesmo porque a vítima é meu conhecido. Uma tragédia! Parece que foi uma chuva muito diferente, com ventania muito forte. Não sei o que pode acontecido para esse muro cair”, disse Moura.

Neste domingo, Rodrigues voltou ao imóvel e conseguiu apanhar roupas de cama antes do barracão onde mora ser interditado pela Defesa Civil. “Estamos indo para casa de parentes e de amigos”, afirmou.

Casa pode desabar sobre barracões

A Defesa Civil de Belo Horizonte retornou na manhã deste domingo ao imóvel onde aconteceu o acidente e dois barracões no mesmo lote, onde vivem parentes da vítima, foram interditados. A casa atingida pelo muro corre o risco de desabar sobre essas dependências, segundo a Defesa Civil.

Ainda neste domingo, a Defesa Civil acompanhou parentes das vítimas na busca por documentos de Helio em meio aos escombros para liberar o corpo dele no IML. Peritos da Polícia Civil e bombeiros militares também estiveram no imóvel.

Enterro

O corpo do aposentado Hélio de Oliveira Lopes, de 73 anos, foi liberado na tarde deste domingo pelo Instituto Médico Legal (IML). O velório está previsto para começar às 18h, no Cemitério da Paz, onde o corpo será sepultado nesta segunda-feira (26), em horário a ser definido.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO