A Secretaria Municipal de Saúde começou hoje (03/05),
, a aplicação do Ultra Volume Baixo (UBV) acoplado em veículo em bairros que registram maior número de casos notificados de dengue, zica vírus ou chikungunya. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, até o dia 25 de abril eram 1.662 casos notificados de dengue e 339 confirmados em toda a cidade. Um caso de chikungunya também foi confirmado em toda cidade.

O veículo equipado é enviado pelo Governo do Estado aos municípios que registram casos superiores a 300 por 100 mil habitantes. O trabalho é semelhante ao fumacê, porém, o produto utilizado no UBV pesado combate as larvas do mosquito Aedes aegypti. No caso do fumacê, o produto elimina apenas os mosquitos.
O primeiro bairro a receber o veículo é o Gabiroba. Nele, a equipe deverá trabalhar amanhã, quarta e quinta-feira. A pulverização é feita sempre em dois horários: das 5h às 9h e das 18h às 21h.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Roberto Quintão Guerra, orienta a população para que fique atenta aos dias em que o equipamento estiver no bairro.
“Recomendamos que os moradores abram janelas e portas quando o equipamento estiver na rua e que mantenham tudo aberto duas horas após a dedetização. Animais domésticos, principalmente pássaros, devem ser protegidos contra o produto dentro de casa por um período de duas horas. Bebedouros dos animais e aves devem ser colocados de boca para baixo e serem lavados antes de voltá-los para o lugar. Roupas devem ser retiradas do varal”, orienta.
Ele ainda acrescenta que produtos de horta só devem ser consumidos no dia seguinte à ação. Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos e gestantes também devem ser protegidos do produto.
Durante toda a manhã de hoje agentes de endemias e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde foram treinados para operarem o equipamento. A previsão é de que o veículo permaneça em Itabira até o final do mês e que o serviço seja feito, prioritariamente, nos 10 bairros de maior índice de notificações.
Ações contínuas – Desde o início do ano a Secretaria de Saúde reforçou as ações de combate ao Aedes aegytpti. Agentes de combate a endemias têm feito palestras e dinâmicas em escolas e empresas para orientar as pessoas sobre as formas de prevenção e combate ao mosquito. As escolas municipais e estaduais aderiram ao projeto de eliminação do mosquito e também têm desenvolvido ações contínuas de conscientização dos estudantes e de toda a comunidade do entorno.
A vigilância predial tem sido diária, com o reforço dos agentes comunitários de saúde. A Itaurb tem participado, junto a diversos outros órgãos da administração direta, de ações pontuais, como força-tarefa, capina e recolhimento de lixo e entulho em diversos pontos da cidade.
Os mosquitos estão sendo combatidos com a aplicação de fumacê. Na semana passada, a equipe pulverizou os bairros Campestre, Santa Marta, parte do Gabiroba, Alto Pereira, Areão, João XXIII, Juca Rosa, Praia e Nova Vista. Nesta semana, outros bairros deverão receber a equipe de fumacê.
Os agentes que fazem o UBV manualmente – com o equipamento acoplado às costas – também têm estado em campo diariamente. O trabalho desta equipe consiste em pulverizar residências onde foram registrados casos confirmados de doença provocada pelo Aedes aegypti e as vizinhas num raio de até 300 metros.
Bairros onde será aplicado o UBV – Gabiroba, Pedreira, Praia, Centro, Santa Ruth, Campestre, Nossa Senhora das Oliveiras, Fênix, Bela Vista e Juca Rosa. A escolha desses bairros obedece à norma técnica do Governo do Estado, que orienta que a pulverização ocorra em locais onde são registrados os maiores índices de doenças provocadas pelo Aedes aegypti.