A honestidade de um jovem de 26 anos foi recompensada na Argentina. Na semana passada, Guillermo Torres, morador de Neuquén, cidade na Patagônia, viu quando uma agenda caiu de um moto em movimento e, depois de tentar em vão alcançar o motoqueiro, decidiu publicar no Facebook uma foto para buscar o dono. O motivo: a agenda continha mais de R$ 24 mil, em dólares, pesos argentinos e cheques.
Em entrevista ao site local LM Neuquén, Guillermo contou que nunca havia visto tanto dinheiro junto, mas, mesmo endividado e tendo que abandonar a escola porque não poderia pagar, e precisava ajudar a família, jamais pensou em ficar com o valor.
"Muitos me diziam para ficar com o dinheiro, inclusive, tenho umas dívidas a pagar e me cairia bem, mas minha família me ensinou a devoltar o que não é meu", disse ele ao site.
Mas, para encontrar o dono, ele levou bastante tempo. Primeiro, avisou seu chefe na churrascaria em que é assistente de cozinha que chegaria mais tarde ao trabalho. Depois, foi até um banco tentar saber se era possível achar alguma informação a partir dos cheques, mas sem sucesso.
Quando voltou para casa, decidiu usar o Facebook e anunciou a perda em um grupo de compra e venda de artigos em Neuquen.
A ideia deu mais ou menos certo, já que, segundo Guillermo contou ao site, muitas pessoas de má-fé tentaram se aproveitar da situação. Além de pessoas tentando convencê-lo de que eram as reais donas da agenda, ele diz que recebeu ofertas de pagamento caso ele entregasse o dinheiro a elas.
Por fim, porém, ele descobriu a origem da agenda perdida: uma empresa petrolífera.
Recompensas
Logo que concluiu a boa ação, Guillermo já recebeu sua primeira recompensa: a empresa lhe pagou 2 mil pesos argentinos, o equivalente a R$ 320. Com o dinheiro, o jovem quitou suas dívidas de celular.