AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Comissários da Infância e Juventude apresentam trabalhos desenvolvidos nas escolas
Praticamente fomos em quase todas as escolas municipais e estaduais da comarca de Itabira 17/03/2018

 

Os Agentes de Proteção da Infância e Juventude de Itabira (popularmente chamados de Comissários de Menores) entre outras atribuições, inovaram no ano de 2017, inserindo na grade de atribuições as palestras nas escolas onde 13.876 pessoas foram contempladas.

Em conversa com o coordenador Edson do Carmo Taveira, ele disse que sempre ministraram palestras em associações, clubes, empresas etc, mas devido aos insistentes pedidos e ao crescente números de adolescentes envolvidos em atos infracionais graves (furto, assalto, drogas, agressão etc) e crianças em atos de indisciplina, ele reuniu os demais colegas de trabalho e decidiram que iriam tentar reverter a situação com exemplos, prevenção e palestras, principalmente nas escolas. Então montamos as palestras onde cada um dos agentes tem as suas atribuições as vezes como palestrantes, organizador, vitima ou autor, contribuindo com a dinâmica do trabalho e o entendimento do publico. Vale resaltar que não privilegiamos nenhuma escola mas também não recriminamos nenhuma, mas gostamos de trabalhar onde existem as anomalias ate para comprovarmos nossa importância, mas fazemos a prevenção em todas.

Praticamente fomos em quase todas as escolas municipais e estaduais da comarca de Itabira. As vezes temos que ser duros sem no entanto sermos grosseiros pois entendemos que falamos e mostramos muitas coisas que os pais deveriam falar e ou fazer e não fazem. Mas o resultado é compensador pois contabilizamos 13.876 pessoas assistidas. E dezenas e dezenas de jovens alem de nos agradecer, passam a fazer contatos conosco para auxiliarmos em seus conflitos e a maioria atingem as metas estabelecidas e nos informam.

Palestras Ministradas:

1 – Malefícios das drogas (que entre outros é orientado os benefícios da redução e principalmente o ganho em não usar).

2 – Direitos e deveres contidos no ECA (mas a parte que mais gostamos de falar é sobre os deveres, pois os direitos normalmente os jovens já tem decorado).

3 – Bullyng e suas consequências (abordamos a covardia que é bulinar, pois normalmente quem faz isto é um desprovido de educação e respeito. Alguns já foram vitimas e mesmo sabendo da humilhação e dor que a pessoa sente, ele ainda dissemina esta ignorância e ainda acha colegas para sorrir, ou seja, contribuem para a continuação. Orientamos estes coparticipantes a fingirem que não viram e nem ouviram, assim o agressor perde a graça).

4 – Atos infracionais e suas consequências (que pode ser de medidas socioeducativas de advertência; reparação dos dano; prestação de serviços à comunidade;  liberdade assistida; inserção em regime de semiliberdade; internação em estabelecimento educacional etc. Podendo chegar a internação, que não tem prazo predefinido na lei, pois se sujeita a reavaliação a cada seis meses com duração máxima da internação de 3 anos. Mas se o adolescente apresentar psicopatia ou periculosidade, o juiz pode estender esse prazo enquanto for necessário. Sempre com o objetivo de colocar o adolescente no caminho correto do crescimento pessoal). 

 

5 –  Exploração sexual (falamos da violência, abuso, sedução, atentado ao pudor, pornografia etc e ainda damos dicas para evitar a exploração).

Das dezenas de ofícios recebidos citamos alguns trechos contidos nos mesmos, que foram devidamente assinados por seus diretores.

Escola M Ester Pereira Guerra (Gabiroba), devido um grupo de alunos apresentarem um comportamento inadequado, fora das normas e regulamentos da escola, foi criado um projeto A PATRULHA DO BEM, onde os alunos foram orientados sobre atos infracionais, malefícios das drogas e perigos de andarem com pessoas erradas.

Escola E Dr Jose de Grisolia (Amazonas), o corpo docente e demais segmentos se sentem  amparados no dia a dia e nas situações de conflito devido a atuação nos casos de indisciplina, atos infracionais uso de drogas, bullyng, violência, irresponsabilidade, direito e deveres.

Escola E Major Laje (Pará), palestras sobre temas diversos e relevância na prevenção e combate ao uso de drogas, violência no ambiente escolar e domestico.

Escola E Dona Eleonora Nunes Pereira (Areão), prontamente atendimento  com sabedoria, imparcialidade, integridade, conhecimento e responsabilidade nas conscientizações ao uso e malefício das drogas, consequência dos atos de indisciplina e infracionais, importância as normas escolares.

Colégio M Professora Didi Andrade (Vila Santa Rosa), dialogo direto e palestras com os jovens em ocorrências de uso de álcool e outras drogas, violência diversas, aglomeração na porta e entorno da escola.

Escola E Professora Palmira Morais (Colina da Praia), externa satisfação da comunidade escolar com a esmerada atuação no que se refere a atos de indisciplina, infracionais, deveres, palestras para o corpo docente, alunos, pais de alunos etc. Inovação ao aproximar das escolas fortalecendo assim a rede de garantias e direitos dos envolvidos.

Secretaria Municipal de Ação Social / CRAS (Santa Maria de Itabira), com a abordagem de temas relevantes foi determinante para alcançar os objetivos preventivos junto aos jovens e adolescentes que não aderem ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.  

Escola E Professor Emilio Pereira (Campestre), importância das palestras e atendimento para a comunidade Itabirana e principalmente para os gestores escolar, reduzindo a violência e o uso de drogas dentro e fora das escolas.

Escola E Dr Costa de Ensino Fundamental e Médio (Santa Maria de Itabira), reconhecimento e importância do trabalho de prevenção as drogas, atos infracionais e deveres. Procedimentos nos atos infracionais e apoio as escolas da região etc.

Escola E Madre Maria de Jesus (São Pedro), importância na parceria e orientação nas demandas de atos infracionais, uso de drogas, bullyng, direitos e deveres e demais assuntos inerentes ao ambiente escolar.

Escola E Santa Maria (Santa Maria de Itabira), consenso dos profissionais da escola e pais dos alunos para continuação da parceria quanto aos objetivos de redução de atos infracionais, indisciplina e uso de drogas. Orientações sobre direitos e deveres dos jovens na sociedade

Escola E Emídio de Sales (Itambé do Mato dentro), parceria quanto a realização de orientações e palestras para alunos, professores e comunidade com temas de atos infracionais e de indisciplina, assedio e abuso sexual, uso de drogas, violência etc. Importância para amenizar conflitos de alunos x alunos, alunos x servidores

Escola E Professora Marciana Magalhães (Gabiroba), contribuição grandiosa em intervenções valiosas junto aos alunos e profissionais da escola e a prevenção as drogas e violência no ambiente escolar.

Escola Estadual Maricas Magalhães (Juca Rosa), importância no atendimento e na parceria nas orientações e demandas de atos infracionais, uso de drogas e demais assuntos inerentes ao ambiente escolar.

Escola M Filomena Jardim (Clovis Alvim 1), reiterados comparecimento de apoio  e orientações sobre atos de indisciplina. malefícios das drogas, direitos e deveres, Para alunos que apresentavam dificuldades de relacionamento com o grupo escolar foi favorável de modo que estes alunos melhoraram o comportamento e atitudes dentro do ambiente escolar.

Escola E Antonio Linhares Guerra (Machado), salientação de fundamental relevância nas demandas de atos infracionais e uso de drogas no ambiente escolar e no enfrentamento dos menores infratores nos casos de invasões.

Em 2018 comparando com o ano de 2017 estamos atrasados mas com muitos convites e ofícios para realizarmos as palestras, porem estamos na dependência de acertos com o Judiciário e a Prefeitura Municipal.

Os Comissários palestrantes são Edson Taveira, Fernando Rocha, Camila Sgarb e Tatiane Gonçalves.

 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO