AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Festa do Museu do Tropeiro reúne mais de 40 comitivas
“Há 15 anos comemoramos esse aniversário e, hoje, recebemos a visita de várias comitivas e pessoas do Brasil inteiro. Isso demonstra que lá 10/04/2018

Festa do Museu do Tropeiro reúne mais de 40 comitivas

 

 

O 15º aniversário do Museu do Tropeiro, realizado neste sábado (7), em Ipoema, reuniu mais de 40 comitivas. Milhares de pessoas participaram do evento que contou com a presença do prefeito Ronaldo Magalhães, do secretário de estado de Cultura, Angelo Oswaldo, do deputado estadual, Tito Torres, além dos prefeitos das cidades vizinhas e secretários municipais.

Há 15 anos comemoramos esse aniversário e, hoje, recebemos a visita de várias comitivas e pessoas do Brasil inteiro. Isso demonstra que lá no passado, quando fizemos o Museu do Tropeiro, deu certo, foi um trabalho bem-feito. Mas, o mais importante e que fez, de fato, funcionar, é que a comunidade de Ipoema abraçou a causa”, comemorou Ronaldo, relembrando a inauguração do museu em 2003.

Ainda segundo o prefeito, o sucesso do tropeirismo em Ipoema é fortalecido pela população. Quando o administrador público faz uma obra e tudo caminha de uma forma correta, com entendimento da comunidade, é muito gratificante. Espero que as gerações futuras possam continuar prestigiando esse momento. O Museu do Tropeiro é um marco de Ipoema, de Itabira e de toda região, além da Estrada Real”, celebrou.

O secretário de estado de Cultura, Angelo Oswaldo, ressaltou a importância do acervo tropeiro para a cultura mineira e brasileira que, em sua opinião, é uma referência cultural singular. “O Museu é uma síntese da saga do tropeirismo no Brasil. Ele representa muito bem toda essa contribuição do movimento para a expansão da civilização e da construção do nosso país”. De acordo com ele, “os tropeiros estiveram presentes em toda parte, do sul ao norte e, em Minas Gerias, que em território é maior que a França, expandiu-se exatamente porque foi intercruzado pelos tropeiros. Vemos aqui em Ipoema isso muito bem representado em cada espaço e no acervo do museu”, analisou o secretário.

Já para José Don Carlos Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), a festa é a premiação de meses intensos de trabalhos voltados a esse monumento. “É um momento de sentimento de dever cumprido. Pensamos que o aniversário é um evento que engloba uma diversidade cultural enorme. É a junção, a união e a integração social porque aglutina um movimento econômico essencial para o município. Sempre digo que a celebração do aniversário do Museu do Tropeiro é a harmonia perfeita desses fatores tão importantes”, finalizou.

 

Festa

Um dos momentos mais emocionante da festa ficou por conta da homenagem prestada pela comitiva de Taquaraçu de Minas à família do ex-tropeiro Normando Duarte, que no século passado, foi anfitrião das comitivas que passavam por Ipoema. O momento foi celebrado quando a comitiva entregou uma placa comemorativa para a viúva e os dois filhos do ex-tropeiro, que ainda receberam flores do prefeito Ronaldo Magalhães.

Para encerrar as festividades do 15º aniversário do Museu do Tropeiro, o público prestigiou as apresentações dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema, na praça Augusto Guerra. Logo após, show de Renato Caetano e Banda e Cléver Paulo e Banda Raiz. O evento contou ainda com barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas típicas .

Os comentários estão fechados.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO