O prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) foi vaiado enquanto discursava no encerramento da passagem da Tocha Olímpica por Itabira. Do início ao fim de sua fala, o chefe do Executivo ouviu gritos de protesto e palavras de ordem do grande público que compareceu à avenida Mauro Ribeiro, no bairro Esplanada da Estação. Damon falou do simbolismo da chama e da importância da união de esforços para a construção de uma cidade melhor.
Já quando foi chamado ao palco, o prefeito Damon recebeu as primeiras vaias. Ao falar, os gritos de protesto se intensificaram. O prefeito destacou o espírito democrático do evento e abriu o discurso dizendo que os protestos era direito de quem estava ali.
Damon se disse honrado em receber a Tocha Olímpica e se baseou no simbolismo para prever novos rumos para Itabira. “É com muita honra e orgulho que em nome do povo itabirano recebo o fogo sagrado do Olimpo em Itabira. O fogo olímpico é o fogo dos deuses, o fogo que purifica e que liberta. Símbolo de renovação e renascimento. Símbolo de uma nova era para Itabira. Símbolo da vitória sobre o pessimismo, da vitória sobre as dificuldades. Símbolo da construção do futuro da cidade de Itabira dos nossos sonhos”, afirmou o prefeito.
Em um discurso rápido, o prefeito de Itabira conclamou a população a se unir e repudiou o que chamou de “personalismos e paixões políticas”. “Povo de Itabira, aos olhos do estado, da nação e do mundo, eu os convoco para unir as mãos com firmeza e coragem, acima de personalismos e das paixões políticas, para celebrarmos a vitória sobre os momentos difíceis e comemorarmos um futuro grandioso de desenvolvimento e prosperidade. O fogo representa a vitória do esforço e do trabalho”, disse.
O locutor oficial do evento, designado pelo Comitê Olímpico, tentou contornar a situação e “quebrar o clima”. “A gente entende a manifestação de vocês e a liberdade democrática, mas hoje a grande estrela da festa não somos nós, é essa chama que está acesa e nunca se apaga”, comentou, arrancando aplausos do público presente.
Protestos
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi) realizaram protesto durante o evento de passagem da Tocha Olímpica pela cidade. O ato começou por volta das 14h30, ao lado do Terminal Rodoviário Genaro Mafra, e se manteve até que o símbolo percorresse a avenida João Pinheiro e subisse pela rua Juca Machado. Eles reivindicam aumento salarial. Clique aqui e leia mais.