AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Damon busca reconhecimento para Arranjo Produtivo Local da Cultura
No mesmo encontro, Damon Lázaro de Sena buscou apoio para os artesãos itabiranos 14/05/2016

 

 
ACOM PMI
Entre as viabilidades existentes em Itabira, foram apresentadas também as atividades realizadas pelas associações de artistas

Nessa quarta-feira, 11 de maio, o prefeito Damon Lázaro de Sena e o secretário municipal de Governo, Ermiton Machado Gomes, reuniram-se com o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir de Araújo Rôso Filho, e com o superintendente de Artesanato, Cooperativismo e Apoio ao Setor Terciário, Fernando Passalio de Avelar. Na oportunidade, o chefe do executivo itabirano apresentou o projeto para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do mercado cultural do município.

Tendo como meta a consolidação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), Damon Lázaro de Sena defendeu o reconhecimento da APL do mercado cultural itabirano. Com o reconhecimento, os empreendimentos do setor passam a contar com linhas de crédito específicas, com juros reduzidos. Para o prefeito, este é o momento para estimular os artistas a competirem no mercado e absorverem o volume de recursos dispensados na cidade por meio do benefício Vale-Cultura.

“A proposta é fomentar e ampliar as atividades econômicas do setor cultural, garantindo a geração de emprego e renda, especificamente para os empreendimentos da economia solidária”, ressaltou.

Entre as viabilidades existentes em Itabira, foram apresentadas também as atividades realizadas pelas associações de artistas; os projetos desenvolvidos pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), como a Escola Livre de Música, por exemplo; os equipamentos culturais, que podem receber atividades de empreendedores culturais e da iniciativa pública; os eventos indutores como Festival de Inverno e Expoita; além da classe artística que é participativa e anseia por empreender.

Damon explicou ainda que, no dia 3 de fevereiro, esteve em Brasília com a secretária da Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Ivana Bendes. Durante o encontro, foi feito um termo de cooperação técnica visando a geração de emprego e renda. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também foi contatado pela Prefeitura para estabelecer parceria com a Casa da Economia Criativa, situada em Belo Horizonte.

De acordo com o prefeito, as etapas da instituição do SMC foram realizadas: Itabira está entre as poucas cidades de Minas Gerais com todos os passos cumpridos. Entre eles: a lei 4.728/14, que institui o SMC, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural.

Para abastecer o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, os profissionais do setor cultural itabirano devem fazer o de cadastro artístico-cultural, disponível no site oficial da Prefeitura (www.itabira.mg.gov.br). No cadastro, artistas, artesãos e empreendedores culturais devem, apresentar os dados referentes à atividade desenvolvida.

Saiba mais

No mesmo encontro, Damon Lázaro de Sena buscou apoio para os artesãos itabiranos. A partir de agora, os artistas poderão realizar em Itabira a prova de aptidão específica para a obter a Carteira do Artesão. Este cadastro permite a participação em feiras estaduais e nacionais. A Secretaria de Estado de  Desenvolvimento Econômico (SEDE) trabalha com o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). A data da prova de aptidão para os artesãos ainda será definida entre o Município e o Estado.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO