Metroviários aprovam greve por tempo indeterminado em BH
PUBLICADO EM 28/05/18 - 19h08
FRANCO MALHEIRO
O Sindicato dos Metroviários decidiu paralisar as operações a partir desta terça-feira. O metrô só vai rodar até as 9h30 desta terça-feira (29). Depois disso, segundo o diretor Jurídico do sindicato, Robson Zeferino, as operações serão paralisadas por tempo indeterminado.
Os metroviários reividicam retomada das negociações slariais referentes às datas bases de 2017/18 e 2018/19. Além disso, os trabalhadores pedem a não perda de 13 clausulas contratuais.
“Estamos há dois anos sem reajuste e querem ainda tirar conquistas dos últimos 30 anos. Vamos para a greve”, afirmou Zeferino.
Segundo Zeferino, houve inúmeras tentativas de negociação com a CBTU, empresa que opera o metrô de BH, mas não avançaram.
"A gente sempre esteve aberto a propostas. Foi justamente essa falta de negociação da CBTU e do governo federal que nos levou a essa greve, que é o nosso último recurso", destaca.
Nova assembleia está marcada para esta terça, às 12h. Ainda não há uma determinação até quando durará a greve.
Em nota, a CBTU afirma que o metrô vai operar com escala diferenciada a partir da meia-noite desta terça.
A companhia diz que espera que o Sindimetro reconsidere a proposta do Desembargador 1º Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Dr. Márcio Flávio Salem Vidigal, para que seja mantido o funcionamento de 100% dos trens nos picos da manhã - entre 5h30 e 9h - e da tarde - de 16h30 às 20h -, permanecendo em atividade quantos trabalhadores forem necessários para o cumprimento de tal acordo.
A CBTU informa ainda que, para garantir funcionamento do sistema em período integral, já ajuizou uma medida cautelar junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e seguirá aguardando a apreciação da Justiça.