AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Caminhada abre o Dia da Luta Antimanicomial em Itabira
A data busca a participação dos usuários dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) 19/05/2016

 

Mariana Reis
 
MARIANA REIS/DEFATO
A caminhada, que contou com mais de 40 pessoas, se encerrou na Fundação Carlos Drummond de Andrade, no Centro da cidade
Galeria de fotos
 

Diversas pessoas, entre profissionais e pacientes da rede de saúde mental de Itabira, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, para uma caminhada. O ato marcou a abertura da programação do Dia da Luta Antimanicomial na cidade. A concentração ocorreu às 8h na Praça Acrísio. De lá, seguiram até a Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). 

Cerca de 40 pessoas participaram. A Transita esteve presente em todo momento, acompanhando e orientando os motoristas que passavam pelo local. A bateria da Unifei, Calangodum, animou o encontro. No final, no salão da FCCDA, os participantes conferiram uma exposição dos trabalhos manuais feitos pelos pacientes.

A data busca a participação dos usuários dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), da família, e de toda sociedade, para que juntos possam desconstruir preconceitos e lutar em defesa de um tratamento digno e respeitoso para as pessoas com transtorno mental. De acordo com a diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Fabiana Pimenta de Almeida, a  data serve como reforço da necessidade do serviço substitutivo ao manicômio. “Reforçamos um tratamento humanizado para os pacientes de saúde mental. E agora, principalmente, para os pacientes usuários de álcool e outras drogas, que também são vítimas de exclusão. Lutamos por essas melhorias e a inclusão social deles", disse. 

A data, que é lembrada em todo Brasil no dia 18 de maio, será marcado em Itabira por várias ações e debates ao longo do dia. As atividades são preparadas pela superintendência de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde. Com o slogan “Eles passarão, nós passarinho”, a programação ocorrerá até às 19h em várias pontos da cidade, sempre aberta à população.

O CAPS conta com diversos profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, assistente sociais, todos envolvidos na preparação do Dia da Luta Antimanicomial. De acordo com a psicóloga, Luciana Silveira, cada área apresentará programações diferenciadas ao longo do dia. “Queremos mobilizar os pacientes e orientar sobre seus direitos”, ressaltou.

Programação

O Dia da Luta Antimanicomial em Itabira terá muitas atividades. Uma das mais aguardada é a estreia do documentário “Água no Feijão que Chegou Mais Um!”, às 15h, produzido por pacientes do CAPS, em parceria com a FCCDA. A história gira em torno da vida do paciente Pedro Paulo Mendes, que fugiu de Barbacena em 1979 para Belo Horizonte e hoje, com mais de 70 anos, mora em Itabira.

A psicóloga e diretora do documentário, Moema Pereira Guerra, contou que todo o processo de produção foi de forma coletiva e que abordam uma história real. “Quando Pedro fugiu de Barbacena, ele demorou duas semanas para chegar em Belo Horizonte, pois foi a pé. Contamos essa história da fuga, da internação e de como ele está hoje”, disse.

O encerramento será às 19h com o projeto Pausa, com o tema “Drogas: Legalizar?”.

Confira programação completa:

8h - Concentração

Local: Praça Acrísio de Alvarenga – Centro, Itabira/MG

08h30 - Caminhada para FCCDA

Local: Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 - Itabira /MG

09h - Lian Gong em 18 Terapias

Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Ministrante: Jacqueline Magalhães Cabral (fisioterapeuta do NASF Amazonas)

10h - Oficinas Culturais (NASF Amazonas)

- Exposição de trabalhos e oficinas do NASF/CAPSi/CAPS/ CC/CAPSad

Local: FCCDA

13h - Oficinas Culturais (NASF Amazonas)

- Exposição de trabalhos e oficinas do NASF/CAPSi/CAPS/ CC/CAPSad

Local: FCCDA

15h - Exibição do Documentário: “Água no Feijão que Chegou Mais Um!”

- Produzido pelos usuários do CAPS/Centro de Convivência.

Psicóloga: Moema Pereira Guerra (CAPS)

Local: FCCDA

18h - Apresentação da tese de mestrado: “Direito e Sofrimento Mental: algumas reflexões sobre identidade e diferença”

- Defendida pela Dra. Anna Flávia Magalhães Barros (Mestre em Direito Público pela PUC/MG. Especialista em Direito Público pela PUC/MG. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais).

Roda de Debates com convidados do Poder Judiciário e da SMS

Local: Auditório da OAB – Rua Trajano Procópio, 05, Pará,

Itabira/MG.

19h - Projeto Pausa (UNIFEI) – Drogas: Legalizar?

Local: Câmara Municipal de Itabira - Av Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro, Itabira/MG

Coronel Júlio Maria Albino – Secretaria de Ordem Pública – PMI

Fabiana Pimenta de Almeida – Superintendência de Saúde Mental – SMS/PMI

Professor Flávio Fontenelle Loque - UNIFEI

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO