Agentes de controle de endemias vão aproveitar o fim de semana para aplicar o Ultra Volume Baixo (UBV) pesado – versão mais forte do fumacê para combate ao mosquito Aedes aegypti – em áreas de grande fluxo de veículos de Itabira. Neste sábado, 21 de maio, o veículo realiza a pulverização nas ruas do Centro. A aplicação do produto ocorre em períodos do começo da manhã, fim de tarde e à noite.
Para eficácia dos resultados, o Ministério da Saúde recomenda que a aplicação de UBV pesado seja feita em três etapas com intervalo de ao menos uma semana.
O veículo equipado é cedido pelo governo do estado aos municípios que registram casos superiores a 300 por 100 mil habitantes. Segundo o município, o trabalho é semelhante ao fumacê, porém, o produto utilizado no UBV pesado combate as larvas do mosquito Aedes aegypti. No caso do fumacê, o produto elimina apenas os mosquitos. O trabalho é feito em nove bairros que apresentam o maior índice de infestação predial.
A administração recomenda que os moradores abram janelas e portas quando o equipamento estiver na rua e que mantenham tudo aberto duas horas após a passagem do veículo.
Animais domésticos, principalmente pássaros, devem ser protegidos contra o produto dentro de casa por um período de duas horas. Bebedouros dos animais e aves devem ser colocados de boca para baixo e serem lavados antes de voltá-los para o lugar. Roupas devem ser retiradas do varal.
Produtos de horta só devem ser consumidos no dia seguinte à ação. Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos e gestantes também devem ser protegidos.