O candidato da Rede Sustentabilidade ao governo de Minas, João Batista dos Mares Guia, afastou nesse domingo (30) qualquer possibilidade de apoio ao senador Antonio Anastasia (PSDB) em um eventual segundo turno. Nesse domingo (30), durante uma agenda de campanha no bairro Palmital, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, Mares Guia fez um pronunciamento ao vivo pela sua página no Facebook para comentar uma informação publicada nesse domingo (30) na edição de O TEMPO, que repercutia o debate da Record TV: “João Batista dos Mares Guia (Rede) indica apoio a Antonio Anastasia (PSDB)”.
No vídeo, Mares Guia rechaçou qualquer alinhamento político ao senador tucano nas eleições estaduais: “Ele (o jornalista) nunca ouviu isso de mim e muito menos o que eu disse durante o debate. Não o autorizaria a concluir que eu teria sinalizado que, no segundo turno, eu me inclinaria a apoiar Anastasia contra Fernando Pimentel (PT). Quero, então, respeitosamente, desautorizar essa informação. O primeiro turno não terminou e estou em campanha, estou no páreo”, disse.
Nesse domingo (30), em conversa com a reportagem, Mares Guia explicou sua decisão e criticou muito o senador tucano. Segundo ele, Anastasia não apresenta nenhuma proposta programática e nenhuma autocrítica “aos muitos erros do governo dele” e chamou o adversário de “chefe do centrão”.
“Ele, que se apresenta como político ético, não fez nenhuma manifestação pública de crítica à conduta amoral e corrupta de Aécio Neves e aos atos de corrupção do PSDB”, completou.
Nem um, nem outro. Mares Guia manteve o discurso de “nem um, nem outro” e afirmou que o cenário ainda está indefinido e pode ocorrer uma mudança por “algum fato novo de muita relevância”, embora o petista e o tucano tenham uma vantagem considerável sobre os demais postulantes.
Questionado sobre quem apoiaria em um eventual segundo turno entre o governador Fernando Pimentel (PT) e o senador Antonio Anastasia (PSDB), o candidato da Rede disse que, pessoalmente, irá manter a decisão de neutralidade, que será argumentada na plenária estadual de seu partido.
“Vejo que os dois, tanto Pimentel quanto Anastasia, representam o epicentro da crise que resultou no desequilíbrio fiscal, na estagnação econômica e numa grave involução e decadência na aplicação de políticas públicas no Estado”, disse João Batista dos Mares Guia.
Governador quer ampliar investimentos
Candidato à reeleição ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT) afirmou nesse domingo (30) que vai ampliar as ações de sua gestão para a melhoria genética do rebanho dos pequenos produtores do interior, especialmente os da agricultura familiar. O governador se refere ao programa de inseminação artificial, criado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) no Sul do Estado. A intenção, segundo ele, é levar o projeto às demais regiões de Minas.
Segundo a assessoria de imprensa de Pimentel, o programa atende cerca de 70 municípios, e foram distribuídos, em 2017, 74 botijões de sêmen e 45 motos para deslocamento dos inseminadores. Também foram capacitados 56 profissionais de inseminação, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, no campus da cidade de Muzambinho.
“Esta iniciativa mostra nosso compromisso de levar também aos agricultores familiares a tecnologia para elevar o padrão genético dos rebanhos”, afirmou Fernando Pimentel.
Encontro. Nesta segunda-feira (1), em Belo Horizonte, às 19h30, o candidato do Novo ao governo do Estado participa de uma palestra ao lado do nome do partido à Presidência da República, João Amoêdo.