Nesta quarta-feira, 15 de junho, chegou ao distrito de Ipoema um veículo adaptado para realizar cirurgias de castração em animais, chamado de "castramóvel". Os procedimentos no distrito serão realizados até esta quinta-feira, 16 de junho. O objetivo é esterilizar 120 cães e gatos, machos e fêmeas. Amanhã, os animais da localidade de São José do Turro também serão beneficiadas com o serviço em Ipoema.
Hoje, às 10h, o deputado estadual Tito Torres, o prefeito de Itabira Damon Lázaro de Sena e outras autoridades compareceram ao distrito, na Praça Central, para receber e apresentar o castramóvel. O deputado Noraldino Júnior, idealizador do castramóvel, não pôde comparecer.
De acordo com o administrador do distrito de Ipoema, Luiz Carlos de Souza, até o momento quase 60 cães e gatos já foram esterilizados. “Pretendemos esterilizar 60 hoje e 60 amanhã”, disse. Luiz também ressaltou que a prioridade está sendo atender animais de rua. “Mas também estamos castrando alguns que tem dono e que ficam muito na rua”, contou. A castração em uma fêmea dura cerca de 20 min, já nos machos é 15 minutos.
Nesta sexta-feira, 17, o castramóvel estará no município de Itabira, para a castração em mais 40 animais. As esterilizações dos animais da cidade serão realizadas na Praça do Areão. “A Prefeitura e a ONG Ampari estão nos dando uma ajuda para ver quais são os animais e os pontos mais necessitados”, disse.
Castramóvel
O castramóvel é uma idealização do deputado estadual Noraldinho Júnior, um dos entusiastas da ONG "Aliança Juiz-forana pela Defesa dos Animais (Ajuda). Em Ipoema, a ação conta com apoio do também deputado estadual Tito Torres. A iniciativa ainda é articulada pelo administrador do distrito de Ipoema, Luiz Carlos de Souza, e pelo ex-secretário municipal de Administração, Milson Fernandes Júnior.
De acordo com Luiz Carlos, a ação foi concebida pelos deputados de forma 100% gratuita para o município e que a prioridade será atender animais de rua. “Em Ipoema, muitos dos animais de rua possuem dono. Esses donos foram alertados e assinaram um termo de compromisso para realizar a castração dos animais”, conta o administrador.
O veículo foi adquirido através de emenda do parlamentar Noraldino Júnior, que idealizou o projeto com a ONG de sua cidade natal.