AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Oposição em São Gonçalo, Buzica caminha para terceira tentativa pela Prefeitura
Buzica e seus assessores dizem que atualmente dois problemas causam intranquilidade em São Gonçalo do Rio Abaixo 16/06/2016

Rodrigo Andrade

 
KELLY ELETO/DEFATO
Buzica esteve na redação de DeFato e falou sobre sua pré-candidatura à Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo
Galeria de fotos
 

O sobrenome Fonseca é forte na política de São Gonçalo do Rio Abaixo. Luiz da Fonseca, o primeiro representante da família a disputar cargos públicos, foi presidente da Câmara, vereador e prefeito por dois mandatos, entre 1983 e 1989 e 1993 e 1997. Luzimar da Fonseca, o “Buzica” (PMDB), 52 anos, filho de Luiz, pretende seguir os caminhos do pai. Já foi vereador e agora quer também ocupar a Prefeitura da cidade vizinha à Itabira. É novamente pré-candidato e pretende em 2016 disputar pela terceira vez a principal cadeira do Poder Executivo.

Buzica avalia que o cenário está diferente em São Gonçalo do Rio Abaixo neste ano. Nas outras duas tentativas, perdeu para o agora deputado estadual Raimundo Nonato Bercelos (Nozinho), que vinha de um primeiro mandato muito bem avaliado, e depois para o situacionista Antônio Carlos Noronha Bicalho, que tinha amplo apoio de seu antecessor. “A gente percebe um clima de insatisfação muito grande e isso tem feito o nosso nome crescer”, comenta o pré-candidato.

Buzica e assessores visitaram a redação de DeFatona tarde dessa terça-feira, 14 de junho. O pré-candidato esteve acompanhado do marqueteiro Fernando Martins, dos irmãos Luiz Gonzaga da Fonseca (Pelé), que é vereador em São Gonçalo, e Júlio César da Fonseca (Julinho) e do assessor Tardely Linhares. O grupo comemora adesões à pré-campanha. “Muita gente que era apoiador do atual governo agora está com a gente”, diz Buzica.

“Nesta nossa nova caminhada, já estamos com muitos adeptos que eram da situação e que hoje já estão com a gente. Vários comerciantes, principalmente. A gente percebe muito esse crescimento. As pessoas estão vendo a realidade e sentindo que a cidade não está da maneira que elas queriam. Aí passam a caminhar com a gente e dar força à campanha que está por vir”, analisa o pré-candidato. “A base do Buzica era mais classes C, D e E. Hoje é praticamente todas as classes. Comerciantes e empresários estão com ele. A Associação Comercial, através de seu presidente, já declarou apoio”, completa o marqueteiro Fernando Martins.

Buzica e seus assessores dizem que atualmente dois problemas causam intranquilidade em São Gonçalo do Rio Abaixo: a falta de empregos e a violência. O primeiro está relacionado, segundo o pré-candidato, ao grande número de pessoas de outras cidades ocupando cargos na Prefeitura e na Câmara. “Essa questão causa revolta no povo”, afirmou. Quanto à violência, o opositor citou os ataques a agências bancárias e assaltos a estabelecimentos comerciais.

Eleições curtas

Outro ponto comentado – e comemorado - pelo pré-candidato é o curto período para as campanhas nesta eleições. Serão apenas 45 dias, de acordo com cronograma aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo, para Buzica, é melhor para a oposição. “Temos um poder aquisitivo menor e por isso acho que é um fator positivo”, declarou.

“A gente já vem fazendo o trabalho desde a última eleição. O dia a dia nosso é com o povo e a gente não muda em nada o jeito de ser, a vida toda fui assim. Nos últimos 45 dias é hora de arregaçar as mangas, intensificar a corrida pelo voto. Nessa pré-campanha a gente tem andado muito, batendo em muitas portas”, afirmou Buzica.

“Uma eleição mais curta, para quem tem menos recurso é muito melhor. Para a oposição, essa nova legislação é muito boa, porque deu uma melhor equidade. Antes quem era oposição não tinha condições alguma. Como você faz uma campanha de dois, três meses? Do jeito que era antes, quem tem a máquina se saia melhor, pois tinha mais fôlego. Para o marketing, por exemplo, é muito mais fácil fazer uma campanha mais curta. Gasta-se menos recursos. As nossas chances aumentam muito”, acrescenta o marqueteiro Fernando Martins. 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO