AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
HNSD assina ordem de serviço de R$ 1,7 milhão para novo centro de hemodiálise
De acordo com o provedor Vaquimar Vaz, as obras do novo centro de hemodiálise começam imediatamente. “Saindo daqui já vamos começar”, brinco 18/06/2016

 

 
RODRIGO ANDRADE/DEFATO
Contratação das obras foi possível também graças a emendas parlamentares do deputado federal Lincoln Portela
Galeria de fotos
O provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Vaquimar Vaz, assinou na tarde desta sexta-feira, 17 de junho, a ordem de serviço para a construção do novo centro de hemodiálise da instituição. O contrato é avaliado em R$ 1.699.937,94 e será executado pela empresa Almeida Ayres, representada no evento pelo proprietário Sebastião Ayres. A cerimônia contou com a presença do prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), do diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), Alexandre Faria Martins da Costa “Banana”, e do deputado federal Lincoln Portela (PRB), autor de emenda parlamentar que possibilitou a contratação do serviço.

O novo centro será construído em um terreno pertencente ao próprio hospital, em frente ao prédio onde funciona atualmente o setor de hemodiálise. Os recursos vêm de emendas dos governos Estadual e Federal e de contrapartida do próprio HNSD. O prazo de conclusão da obra, segundo comentado no evento de assinatura, é de 360 dias. De acordo com o provedor, a ampliação permitirá um acréscimo de 30% na capacidade de atendimento do setor. “Mais uma vez, o HNSD nos surpreende e investe na melhoria de um serviço que beneficiará Itabira e região”, discursou Vaquimar Vaz.

De acordo com o coordenador médico do centro de hemodiálise do HNSD, Marco Antônio Gomes, o setor hoje atende 174 pacientes, sendo que 90 realizam sessões diárias. A expansão é urgente e ajudará a atender, especialmente, um problema que o profissional considera uma epidemia no Brasil, que são as doenças renais. “Hoje, 10% da população tem algum tipo de problema renal e em Itabira não é diferente. Estamos com a capacidade completamente lotada e precisamos com urgência dessa ampliação”, comentou o médico. Em seu discurso, Marco Antônio homenageou os falecidos Cesário Martins e dom Mário Teixeira Gurgel e o ex-provedor Márcio Labruna.

O diretor da GRS de Itabira, Alexandre Banana, afirmou que a história do HNSD se confunde com a de Itabira. Ele citou que a maioria das famílias do município teve seus filhos no hospital e é à instituição que todos recorrem nos momentos difíceis. O representante do estado afirmou que as portas do Governo Pimentel estão abertas para os representantes do Nossa Senhora das Dores e de representantes políticos de Itabira e região.

O prefeito Damon Lázaro de Sena afirmou que as obras no HNSD chegam em bom momento, quando a crise é assunto mais comentado. Em discurso otimista, ele pediu que o hospital e o município continuem mirando a evolução. “Itabira tem a sua importância para a região e para o estado. Estamos entre os dez maiores PIBs (Produto Interno Bruto) de Minas Gerais e precisamos nos posicionar dessa maneira”, comentou. Sobre a ampliação do hospital, elogiou a atuação do provedor Vaquimar Vaz e disse que ter uma “casa arrumada” ameniza quem precisa procurar a unidade de saúde.

O deputado federal Lincoln Portela afirmou que o HNSD e o município de Itabira podem contar sempre com sua atuação e a de seu filho, Léo Portela, deputado estadual que também destinou recursos para a instituição. “Por mais que a gente faça, sempre será pouco. Nosso papel é tentar ajudar, melhorando a cada ano os repasses para fazer de Itabira uma cidade melhor”, disse.

De acordo com o provedor Vaquimar Vaz, as obras do novo centro de hemodiálise começam imediatamente. “Saindo daqui já vamos começar”, brincou.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO