A próxima quarta-feira, 20 de julho, marca a abertura do prazo de convenções partidárias visando as eleições municipais de outubro. De acordo com calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as oficializações de chapas e definições de candidatos podem ser feitas até o dia 5 de agosto. Em Itabira, a primeira confirmação já deve sair no dia 23, com as convenções já comunicadas do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Os dois partidos já mantêm parceria desde a eleição que levou o ex-prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT), à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ronaldo Magalhães (PTB) foi um dos principais cabos eleitorais do deputado eleito e agora recebe a retribuição da sigla comandada pelo parlamentar em Itabira.
A convenção do PDT está marcada para as 9h30, na sede do partido, na região Central de Itabira. A legenda deve oficializar o nome de Dalma Barcelos, empresária e irmã de Nozinho, como vice de Ronaldo Magalhães. Logo após, no período da tarde, às 14h, é a vez do PTB, no bairro Esplanada da Estação, reunir os filiados para referendar a candidatura do ex-prefeito, que partirá para seu terceiro pleito municipal.
As convocações para as duas convenções foram divulgadas nesta sexta-feira, 15 de julho, no Diário Oficial do Município. Além de oficializar a chapa, os partidos também deliberarão sobre coligações, escolherão os candidatos a vereador e sortearão os números dos mesmos.
PP também faz
O Partido Progressista (PP) também fará sua convenção no dia 23 de julho. A reunião está marcada para as 14 horas, no Centro de Itabira. No início de junho, foi divulgado que a sigla caminharia com o pré-candidato Márcio Lage (PMN). O encontro definirá se isso se concretiza ou se seguirão outro caminho nas eleições municipais. Os candidatos a vereador também serão escolhidos, bem como os números deles.

Campanha
A campanha eleitoral só está autorizada oficialmente a partir do dia 16 de agosto, de acordo com o calendário do TSE. Das convenções até essa data, os partidos e candidatos terão que organizar a parte burocrática, como registrar a candidatura, criar um CNPJ, abrir conta, divulgar o limite de gastos e montar o comitê.
A partir de 16 de agosto, os candidatos poderão usar alto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes ou em veículos, de 8h às 22h; promover comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, de 8 às 24h; fazer propaganda na internet (com exceção de propaganda paga); e promover caminhadas, carreatas ou passeatas com distribuição de material gráfico. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa em 26 de agosto.