O ex-jogador de vôlei Talmo Curto de Oliveira, 46 anos, oficializou na noite dessa terça-feira, 19 de julho, sua pré-candidatura a prefeito de Itabira pelo Democratas (DEM). Em evento no auditório do Sindicato dos Rodoviários, o campeão olímpico de 1992 fez um discurso emocionado e exaltou o orgulho de ser itabirano, o que segundo ele, não é mais tão forte na atual geração. O ex-atleta garantiu que se preparou para administrar o município e pregou que haja uma política limpa e respeitosa.
“Nunca quis entrar pela porta dos fundos em nada. Tudo que me propus fazer, me preparei antes. Quando era atleta, desejei ser treinador ao parar. Me preparei, estudei e virei técnico. Desde 2007 sou chamado para ser candidato em Itabira, mas não estava preparado. Então, fui estudar e fiz mestrado em gestão. Agora chegou a hora. Voltei para minha cidade e me coloquei à disposição. Não entro pela porta dos fundos, me planejo e encaro de frente”, afirmou Talmo.
O pré-candidato disse estar abrindo mão de muita coisa para disputar as eleições em Itabira. Afirmou que recebeu convites para ser treinador de equipes no exterior, o que lhe daria bom retorno financeiro. Mas o desafio em sua terra natal falou mais alto. Para ele, é preciso fazer com que os itabiranos recuperem o orgulho pela cidade e isso depende de uma administração correta, com princípios e correção. “Eu digo que o problema não é econômico e nem financeiro. O problema é de ética, de moral. O governo tem que ser honesto e transparente. E eu já falei. Não quero nunca a Polícia Federal batendo em minha porta”, exclamou, arrancando aplausos do público presente ao evento.
Talmo comentou sobre sua carreira no esporte e como os aprendizados de dentro e de fora das quadras poderão ajudar em um atual governo. O pré-candidato afirmou que a experiência em trabalhar em equipe, o que considera fator preponderante, vai beneficiar a administração. Em determinado ponto do discurso, ele tirou do bolso a medalha olímpica de ouro e disse que a honraria era fruto de muito esforço e dedicação. O ex-atleta dividiu com a cidade os méritos da conquista e exclamou que em todos os lugares que esteve, sempre representou e se lembrou de Itabira.
“Quis o destino que eu conquistasse o mundo, que eu percorresse o mundo e conhecesse muitas coisas novas. E cada coisa boa que eu via eu queria que a minha cidade também tivesse aquilo. Sempre bati no peito e disse que eu sou de Itabira. Sempre foi motivo de orgulho para mim. E hoje, será que isso continua assim? Os mais jovens, o que eles pensam da nossa cidade? Será que se orgulham?”, questionou o democrata.
.jpg)
Ser conhecido
No lançamento de sua pré-campanha, Talmo Oliveira reconheceu que precisa se fazer mais conhecido dos itabiranos. Ele comentou que muitas vezes as pessoas sabem quem ele é por ter ouvido falar, ou por já tê-lo visto na televisão, mas não de um contato direto. “As pessoas precisam conhecer o Talmo que toca na pele. Precisam conhecer a minha história, a história de um cara que quebrou os paradigmas e foi viver seus sonhos. Em uma época em que todos queriam trabalhar na Vale, eu quis ser diferente e seguir no esporte. Tive o apoio certo e conquistei”, comentou.
No evento de pré-lançamento, participaram o presidente do DEM em Itabira, Cácio Guerra, o presidente do PSL, Aucides Escolástico Gonçalves, o vice-presidente do PSDB, Roberto Chaves, e o presidente do PMB, Vicente Humberto.