Uma operação policial foi montada em torno de uma residência na rua Grafite, no bairro Major Lage de Baixo, em Itabira, na manhã desta terça-feira, 25 de outubro, em busca de suspeitos de diversos crimes na cidade nos últimos dias. Os jovens Renan de Paula Souza e Ítalo Vinícius Olímpio, ambos 24 anos, foram presos. Também foram apreendidas duas armas de fogo, bananas de dinamite e uma motocicleta roubada.
De acordo com a Polícia Militar, o Serviço de Inteligência recebeu denúncias anônimas de que havia um foragido da justiça escondido em uma residência na referida rua, local onde estaria também uma motocicleta que foi tomada de assalto. Diante das informações, as guarnições do turno de serviço cercaram a casa para fazer a averiguação.
Os militares, através do muro do imóvel, conseguiram avistar a moto roubada e perceberam dois indivíduos saindo pelos fundos da casa, sendo que um deles carregava dois revólveres. Então foi dada ordem para que ambos deitassem no chão. Renan de Paula jogou as armas no banheiro e partiu para cima dos policiais tentando resistir, mas acabou sendo contido e algemado.
A motocicleta Yamaha Fazer YS 250, cor roxa, placa HLM-1481, foi roubada de um mototaxista no último dia 13 de outubro, na rua dos Operários, no Centro de Itabira. Ela estava sendo utilizada em diversos crimes que ocorreram nos últimos dias em Itabira, como o assalto a Drogaita, no último sábado, 22 de outubro.
Durante as buscas no interior da residência, os militares apreenderam dois revólveres, um calibre 38 carregado com quatro munições e outro calibre 32 com cinco munições. No guarda-roupas foi encontrado uma sacola plástica contendo três emulsões explosivas, um estopim com cerca de 40 cm, além de uma espoleta pirotécnica com estopim de aproximadamente 15 cm. Os policiais apreenderam também diversos materiais de procedência duvidosa que estavam na casa.
Após o registro da ocorrência, Renan de Paula e Ítalo Vinícius foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, no bairro Campestre. A motocicleta recuperada foi encaminhada para o pátio credenciado do Detran, onde será feita a perícia técnica, para, posteriormente, ser restituída ao proprietário.