Daniel Ottoni e Felippe Drummond Neto | @SuperFCoficial
26/04/19 - 23h40
Foi preciso esperar 17 anos para que o Itambé-Minas pudesse voltar a gritar “É Campeão” ao final da Superliga Feminina de Vôlei, porém na noite desta sexta-feira (26), o grito que ficou quase duas décadas entalado na garganta finalmente voltou a ser entoado. Com mais uma vitória sobre o Dentil-Praia Clube, dessa vez por 3 sets a 1 (17/25, 25/23, 25/14 e 28/26), o time fechou a série final em 2 a 0, garantindo um título tão aguardado.
E não foi um título qualquer. Desde o início da competição, o Minas mostrava que ao lado do Praia era o favorito, tanto que terminou a fase de classificação em primeiro lugar, garantindo a vantagem de decidir os play-offs em casa. Porém, nem foi preciso usar essa bonificação. O time do técnico Stefano Lavarini simplesmente bateu todos os seus adversários em dois jogos.
A primeira vítima foi o Curitiba Vôlei-PR que, nas quartas de final, foi derrotado por 3 sets a 0 no Paraná e depois por 3 a 1 em Belo Horizonte. Já na semifinal, foi a vez de atropelar o Osasco Audax-SP, dessa vez com um duplo 3 a 1. Já na final, mesmo com a disputa equilibrada, o time da Rua da Bahia conseguiu superar o Dentil Praia Clube em dois jogos.
'Invicto' contra o grande rival
Como se não bastasse, a conquista teve um gostinho especial. Com ela, o Minas fecha com chave de ouro a temporada sem ter sido derrotado pelas rivais em decisões. Desde que foram definidos os elencos de Itambé-Minas e Dentil-Praia Clube, a expectativa eraque as duas equipes decidissem as principais competições que estivessem disputando. E assim foi.
Tirando o Mundial de clubes, as duas equipes se enfrentaram em boa parte das finais da temporada 2018/2019 dentro do Brasil. Esta foi a quarta decisão entre as duas equipes na atual temporada. Em todas o Minas saiu com o título. Aliás, a única derrota do time belo-horizontino para a equipe uberlandense foi no confronto que aconteceu no returno da Superliga. Dentro da Arena Minas, o Praia venceu por 3 sets a 2.
A primeira final em que se encontraram foi no Campeonato Estadual, quando o Minas venceu o Praia, por 3 a 0, em Uberlândia. A segunda decisão aconteceu na Copa Brasil, disputada em Gramado (RS). O Minas ganhou por 3 a 1 e ficou com o título. Já a final do Campeonato Sul-Americano de clubes, na Arena Minas, o time de BH venceu por 3 a 0.
Desmanche
Mas quem pensa que em time que está ganhando não se mexe dessa vez irá se frustrar. Mesmo com todos os títulos conquistados e ainda um histórico vice-campeonato Mundial, o time sofrerá desmanche para a próxima temporada. As ponteiras Gabi Guimarães e Natália não irão permanecer. O destino será a Europa, provavelmente a Turquia. Já o técnico Stefano Lavarini irá comandar a seleção da Coreia do Sul e também deve deixar a equipe. Além do trio, Mara e Mayany já receberam propostas e podem estar de saída para se juntar ao Osasco Audax.