A delegada Amanda Machado, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, apresentou nesta quinta-feira, 24 de novembro, dados sobre mulheres itabiranas que requereram medida protetiva de urgência. A pesquisa foi informada durante uma coletiva sobre a campanha dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", no Fórum de Itabira.
A pesquisa foi realizada do dia 1º de agosto até essa quarta-feira, 23 de novembro. Cerca de 41 mulheres responderam aos questionamentos. A maioria é jovem e tem entre 20 e 25 anos. A minoria é menor de 18 anos ou com mais de 59 anos.
O agressor, predominantemente, é ex-companheiro. A maioria tem pelo menos um filho, seja com o agressor ou não. A renda da maioria das mulheres é de um salário mínimo.
O horário em que mais ocorre a violência é a noite e, principalmente, aos domingos. A violência psicológica é a mais notável. Em segundo lugar, a violência física. Em 90,2 % dos casos, não houve emprego de arma de fogo.
Segundo a pesquisa, a maioria dos homens cometem a agressão quando estão sóbrios e sem efeitos de substâncias psicoativas ou ilícitas.
A campanha
Nesta sexta-feira, 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, começa a campanha dos "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher". É uma campanha mundial que ocorre até o dia 10 de dezembro - Dia Mundial dos Direitos Humanos.
Em Itabira, a Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizarão diversas ações de conscientização sobre a não violência contra a mulher, cujo tema será "Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher" e o símbolo será o laço branco.
Ao longo dos 16 dias serão visitadas empresas, instituições e órgãos públicos para mobilização da população itabirana sobre temática da igualdade de gêneros, oportunidade em que os participantes serão convidados a assumirem o compromisso de não violência contra as mulheres e receberão informações sobre a rede de enfrentamento à violência no município.
Os interessados poderão participar ainda de atividades esportivas, culturais e artísticas, como bikeata e caminhada na Estação Ferroviária nos dias 27 de novembro e 6 de dezembro. Todos os eventos serão gratuitos e com entrada livre.
Nas redes sociais, o evento será marcado com a #ItabiraporElas e o conteúdo das ações poderá ser visualizado na fanpage Itabira por Elas.