O prefeito reeleito de Santa Bárbara, Leris Felisberto Braga (PHS), tomou posse na noite dessa quinta-feira, 5 de janeiro, como presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) para o biênio 2017/2018. A solenidade aconteceu no salão de eventos do Real Esporte Clube, em João Monlevade. Em seu discurso, o dirigente enfatizou o momento complicado pelo qual atravessam os municípios e afirmou que só com diálogo e respeito às diversidades as cidades conseguirão obter êxito na proposta de integração regional.
Além de Leris Braga, tomaram posse na Amepi o vice-presidente Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), de São Gonçalo do Rio Abaixo, e os conselheiros fiscais titulares Décio Geraldo dos Santos (PV), de Barão de Cocais, Domingos Miranda (PMDB), de Sem Peixe, e Farias Menezes de Oliveira (PSL), de Dionísio, e suplentes Reinaldo das Dores Santos (Pros), de Santa Maria de Itabira, Dario Ferreira Motta (PSB), de Bom Jesus do Amparo, e Simone Carvalho (PSDB), de João Monlevade.
Leris Braga prometeu uma gestão compartilhada, que respeite as características e diversidade de cada município. O termo “diálogo” foi muito usado pelo presidente. Para ele, só com muita união as cidades do Médio Piracicaba conseguirão passar por esse período turbulento, de poucos recursos e muitas demandas. “Já são dez trimestres de crise, com um cenário de pessimismo e cautela. Porém, é perceptível a compreensão pela busca de alternativas. É o diálogo que vai permitir entender as pessoas e as demandas das cidades”, discursou o novo presidente.
O prefeito de Santa Bárbara também comentou que entende bem a responsabilidade que lhe aguarda no próximo biênio. “Saio de uma cidade de 30 mil habitantes para gerir uma entidade que reúne aproximadamente 390 mil pessoas”, comentou. Em seguida, voltou a usar o termo que tende a ser a marca de sua gestão. “Soluções não podem ser construídas sem diálogo e planejamento”, disse.